Documentário da TV Senado, 'Democracia para Sempre', ganha prêmio latino

Da Comunicação Interna | 05/12/2023, 18h47

A TV Senado ganhou o Prêmio Televisión América Latina (TAL) 2023 pelo documentário Democracia Para Sempre, que combina registros feitos para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva este ano com a repercussão das invasões aos prédios dos Três Poderes em Brasília uma semana mais tarde, em 8 de Janeiro. A obra foi vencedora da categoria +Democracia Parlamentar: Documentário. O filme também foi indicado nas categorias +Democracia e Grande Prêmio Legislativo.

A diretora da TV Senado, Glauciene Lara, afirma que a premiação reconhece o esforço da equipe e a importância de a emissora registrar cada momento histórico. De acordo com ela, o documentário pode reverberar além das fronteiras do Brasil.

— Que essa narrativa sirva de reflexão para nós, brasileiros, para que a nossa democracia se fortaleça cada vez mais. E o prêmio vindo de nossos vizinhos latino-americanos mostra o quanto essa reflexão é importante para eles também, para os países da nossa região como um todo, que têm histórias semelhantes de ditaduras recentes e valores democráticos frágeis — disse Glauciene.

Diretor e editor do documentário, Jimi Figueiredo frisou a importância de a comunicação pública ser forte para garantir o acesso da população à informação. Segundo ele, isso fortalece os valores cidadãos e o propósito da própria TV.

— Atuamos há bastante tempo nesse segmento público e é bacana ser lembrado para uma premiação que reconhece o trabalho. Fazemos essas produções sem a necessidade de lucrar com isso. Pelo contrário, é um produto que democratiza a informação e gera ganhos ao público. Estamos orgulhosos — disse.

Ficha Técnica

Direção e edição Jimi Figueiredo
Produção Carolina Pavanello e Renata Gonzaga
Editores de imagem Guilherme Oliveira e Rodrigo Jorge
Repórteres cinematográficos Eduardo Reis, Leo Nunes, Marcos Feijó, Pedro Olavo, Ricardo Movits e Ricardo Silva

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Democracia TV Senado