Comissão concede a Inconfidentes (MG) título de Capital Nacional do Crochê

Da Agência Senado | 05/12/2023, 12h08

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto de lei PL 5105/2023, que concede ao município de Inconfidentes (MG) o título de Capital Nacional do Crochê. O texto, do senador Carlos Viana (Podemos-MG), recebeu relatório favorável do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), lido na reunião pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). A matéria segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário.

Carlos Viana destaca a profunda relação entre a cidade e o crochê, herança cultural transmitida ao longo de gerações. O legado é evidenciado em feiras e exposições de artesanato locais. Segundo o parlamentar, além de preservar tradições culturais, o crochê desempenha um papel econômico importante. “Inconfidentes e o crochê têm uma relação profunda e multifacetada. O crochê não é apenas uma forma de artesanato, mas uma tradição cultural que conecta as pessoas, sustenta a economia local e enriquece a vida da comunidade”, atesta Viana.

Para o relator, o reconhecimento deve fortalecer a identidade cultural da região e promover o crochê como meio de sustento econômico e atrativo turístico. “O crochê é uma arte milenar que desempenha um papel crucial na identidade cultural, na economia e no turismo do município de Inconfidentes. As habilidades artísticas das mulheres locais, especialmente, são celebradas através dessa técnica, transmitindo não apenas conhecimento técnico, mas também histórias e valores intrínsecos à comunidade”, salientou Styvenson Valentim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)