Senador Irajá aponta situação crítica da saúde no Tocantins

Da Agência Senado | 29/11/2023, 14h26

Em pronunciamento nesta terça-feira (28), o senador Irajá (PSD-TO) afirmou que a situação da saúde pública no Tocantins é "crítica". O parlamentar denunciou a gravidade da crise nos hospitais, que segundo ele enfrentam dificuldades para atender a demanda de pacientes, resultando em corredores lotados, filas de espera para leitos de UTI e aumento do número de óbitos por falta de atendimento. 

Ele lembrou que, em 2023, foram deflagradas duas operações da Polícia Federal junto à Secretaria de Saúde de Tocantins para apurar possíveis irregularidades e desvios de verbas públicas. 

— São recorrentes as notícias de caos, de corrupção e tantos problemas crônicos que vêm enfrentando a saúde pública do estado [...] É grave a crise, que se aprofunda cada dia mais, na saúde do estado [...]. Somente neste ano, já foram mais de 40 pessoas que morreram à espera de atendimento — disse. 

O senador defendeu mais investimentos na saúde. Ele informou que em 2023, quase R$ 30 milhões, por meio de emendas suas, foram alocados para a construção de estruturas de saúde, como o Hospital do Bico do Papagaio em Praia Norte, a aquisição de ambulâncias para o Samu, reformas de unidades básicas e compra de equipamentos e insumos essenciais. 

— Temos que garantir as consultas, os exames, as cirurgias e todo o cuidado necessário. A população está precisando muito desses serviços, que estão sendo negligenciados pela gestão do governador Wanderlei Barbosa — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)