Izalci lamenta morte de preso do 8 de janeiro na Papuda

Da Agência Senado | 20/11/2023, 16h46

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lamentou a morte de Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, que estava preso no Complexo Penitenciário da Papuda por conta da invasão e vandalismo das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro. Em pronunciamento nesta segunda-feira (20), o parlamentar afirmou que Cleriston tinha um parecer de soltura da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas faleceu no presídio após uma parada cardíaca nesta segunda.

— Eu fico imaginando aqui pessoas presas sem uma decisão, sem uma sentença. Pessoas há mais de 10 meses presas, e na situação como estão lá, na Papuda, até hoje. Quem é que vai pagar essa conta? Se a própria PGR fez o parecer favorável à soltura, exatamente por isso, porque muitas pessoas foram usadas [...] Então, eu quero aqui cobrar, e vamos continuar cobrando, para que a gente possa solucionar essa questão.

Izalci também destacou que o Plenário pode votar nesta terça-feira (21) a proposta de emenda à Constituição que limita as decisões monocráticas e os pedidos de vista nos tribunais (PEC 8/2021). O senador pediu o apoio dos colegas e argumentou que é preciso defender as prerrogativas do Congresso Nacional.

— Não pode ficar na mão de um ministro, ou de quem quer que seja, a decisão da vida de muita gente. Não pode um ministro não respeitar a autonomia do Congresso Nacional e legislar por conta própria. A gente precisa mudar isso, e o primeiro passo irá acontecer amanhã. Eu espero que a gente possa votar essa matéria por unanimidade. Quem é senador, quem é parlamentar, que não votar essa matéria, pede renúncia e vai embora para casa, porque esse é o nosso papel. Legislar é aqui no Congresso Nacional — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)