'Live' com historiador marcará lançamento de livro da coleção Arquivo S

Da Agência Senado | 14/11/2023, 17h10

O primeiro Censo do Brasil, feito em 1872, concluiu que 15% da população era escravizada. Tiradentes, apesar de ter vivido nos tempos da Colônia, só virou herói nacional um século mais tarde, na República. No 150º aniversário da Independência, a ditadura militar trouxe de Portugal para o Brasil os ossos de D. Pedro I e fez uso político deles.

Essas são algumas das histórias que fazem parte do oitavo livro da coleção Arquivo S: o Senado na História do Brasil, que será lançado nesta quinta-feira (16), às 16h, numa live no canal da TV Senado no YouTube com a participação de Jaime Pinsky, historiador, professor aposentado da Unicamp e autor de livros como Por Que Gostamos de História e A Escravidão no Brasil.

Também participarão da live Ricardo Westin, jornalista da Agência Senado que escreveu parte dos textos do novo volume da coleção Arquivo S, e Carla Mendes, chefe do Arquivo Histórico do Senado.

O debate terá a mediação do jornalista e escritor Maurício Melo Junior e será uma edição especial do programa Leituras, da TV Senado.

O livro compila as reportagens publicadas no ano passado na coluna Arquivo S, do Portal Senado Notícias, que apresenta diferentes episódios da história do Brasil a partir dos discursos, debates e projetos de lei dos senadores das épocas em questão.

Para que o Censo de 1872 fosse realizado, por exemplo, os senadores vitalícios do Império tiveram que discutir e votar o projeto de lei correspondente enviado ao Parlamento pelo governo de D. Pedro II.

A coluna Arquivo S existe desde 2014 e resulta de uma parceira entre a Agência Senado e o Arquivo do Senado. Uma nova reportagem é publicada sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Segundo a diretora da Agência Senado, Paola Lima, o Arquivo S é um excelente material para ser trabalhado pelos professores da educação básica em sala de aula:

— Nos textos, sempre procuramos mostrar a ligação dos acontecimentos passados com o nosso presente. Não apresentamos a história apenas como fatos curiosos de outras épocas, mas principalmente como um instrumento capaz de explicar a origem de muitos dos nossos problemas atuais e até de apontar caminhos para resolvê-los.

No ano passado, a reportagem do Arquivo S sobre a primeira lei educacional do Brasil, de 1827, que previu currículos escolares distintos para meninos e meninas, foi tema de uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os oito livros da coleção Arquivo S: o Senado na História do Brasil podem ser baixados gratuitamente ou, na versão física, adquiridos a preço de custo no site da Livraria do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Agência Senado Arquivo S