Paim: reformulação da Lei de Cotas será sancionada na próxima semana

Da Agência Senado | 06/11/2023, 16h39

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento nesta segunda-feira (6), a importância do projeto que reformula o sistema de cotas no ensino federal (PL 5.384/2020). O texto altera critérios sociais, que levam em conta a renda e a formação em escola pública, e identitários, que consideram a cor, etnia ou deficiência, para o ingresso facilitado em estabelecimentos federais de ensino superior ou de ensino médio técnico. O parlamentar, que foi relator da matéria, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar a proposta na próxima segunda-feira (13).

Para Paim, ajudar os que mais precisam é “fazer justiça histórica, reparando os erros e as incoerências de uma sociedade que tem de ser igualitária e possibilitando que todos tenham oportunidades para o crescimento”.

— Estamos falando em educação. Ao agirmos de maneira inclusiva, permitindo que todos compartilhem o mesmo palco, o mesmo chão, as mesmas luzes, não determinamos o que o povo precisa. Mas abrimos um enorme espaço para que todos, brasileiros e brasileiras, expressem as suas vontades e os seus desejos, unindo todos em uma mesma esperança.

O senador também destacou o lançamento do seu livro Brasil, O Grito Calado - Reflexões na pandemia, realizado na Feira do Livro de Porto Alegre no sábado (4). A obra é sobre a pandemia de covid-19 e conta com o relato de 64 artigos escritos pelo parlamentar.

Nota de pesar

Paim apresentou um voto de pesar pelo falecimento do servidor Júlio Ricardo Borges Linhares, de 62 anos. Júlio ingressou no Senado como analista legislativo em 1984 e foi o secretário que permaneceu mais tempo em atividade à frente de um colegiado, tendo trabalhado por 17 anos na Comissão de Educação (CE). O senador pediu um minuto de silêncio em homenagem ao servidor e ressaltou que Júlio era um profissional “dedicado, comprometido e exemplar”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)