Exposição sobre os 70 anos da Petrobras fica no Salão Negro até 29 de outubro

Da Comunicação Interna | 19/10/2023, 15h45

Os 70 anos da Petrobras estão retratados na exposição interativa e inclusiva O Brasil é a nossa energia, inaugurada nessa quarta-feira (18), no Salão Negro do Congresso Nacional. A exposição está dividia em oitos seções, com temas que abordam o pré-sal, o investimento em projetos ambientais, culturais e sociais, até chegar à transição enérgica. 

O vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), responsável por abrir a solenidade de inauguração, destacou a importância da empresa pública para o Brasil. Segundo ele, a Petrobras tem prestígio internacional pelo que produz e pelo que é.

São 70 anos de vida que devem ser proclamados de forma contagiante pelo nosso país. Nossa soberania vem muito do que os nossos antecessores imaginaram sobre a relevância de uma empresa brasileira como a Petrobras. Não podemos deixar que outros instrumentos e iniciativas enfraqueçam ela, ao ponto de se tornar, aos olhos da sociedade, passível de privatização. Queremos que a Petrobras volte a ser viável, viabilíssima discursou.

O presidente da Petrobras e ex-senador pelo Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa tem enfrentado desafios, saindo vitoriosa de todos. Ele defende que questões externas, como três guerras em andamento no mundo (no Iêmen, na Ucrânia e em Israel), representam dificuldades, mas o trabalho desenvolvido é sólido.

A intenção é de uma exposição democrática e acessível que traz de volta a Petrobras para o Congresso, a casa do povo, e para junto do povo brasileiro, seu acionista majoritário. A empresa nasceu nasceu de uma vontade popular há 70 anos, então essa exposição conta a história dessa jornada, cheia de superações disse.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) e o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) também prestigiaram a cerimônia, além de autoridades internacionais ligadas ao petróleo e funcionários da empresa. 

Serviço

Entrada franca

Data Diariamente, entre 18 e 29 de outubro.
Horário Das 9h às 17h, exceto no último dia (29), quando terminará às 12h.
Local Salão Negro do Congresso Nacional. Todos os espaços são adaptados, com piso tátil e rampas de acesso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)