Kajuru faz homenagem à Petrobras, que completa 70 anos

Da Agência Senado | 17/10/2023, 16h36

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) homenageou a Petrobras em pronunciamento nesta terça-feira (17). A estatal, que é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, completou 70 anos de fundação no dia 3 de outubro. O parlamentar elogiou a atuação do presidente da empresa, Jean Paul Prates, destacando medidas adotadas na gestão atual, como a modificação da política de preços de combustíveis, que anteriormente se baseava no Preço de Paridade de Importação (PPI) para definir os reajustes.

— É justo destacar que, como presidente da Petrobras, Jean Paul mostrou coerência ao concretizar o que defendia aqui nesta tribuna: o fim da famigerada PPI, a política de preços de combustíveis que, desde 2016, penalizava o consumidor brasileiro [...] Jean Paul Prates, que vai fazer história como maior presidente da Petrobras, conforme eu já dizia no ano passado, antes de ele ser confirmado [na presidência da estatal] pelo presidente Lula — disse. 

Kajuru lembrou que a Petrobras, criada com o objetivo de garantir o abastecimento de petróleo, se tornou um dos "pilares da economia" do país, chegando a ser responsável por 14% do produto interno bruto (PIB) em 2014. Ele também mencionou a importância da exploração de novas bacias, especialmente nas Regiões Norte e Nordeste do país. O senador reforçou que futuros investimentos da empresa devem considerar o equilíbrio ambiental e fontes de energia limpa. 

— Depois da notoriedade que ganhou com a descoberta do pré-sal, a empresa foca nos investimentos que levam em conta as exigências da obrigatória transição energética [...] Anunciou que vai aumentar os recursos em projetos de baixo carbono, setor em que está defasada na comparação com as grandes empresas mundiais de energia [...] Foca no chamado diesel verde, produzido com matéria-prima vegetal, que aguarda também a regulamentação para implantar parques eólicos em alto mar na costa do Nordeste — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)