Chico Rodrigues relata viagens que fez como membro da CRE
Da Agência Senado | 17/10/2023, 17h56
O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) compartilhou, em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (17), um relatório das suas viagens recentes como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
O parlamentar informou que esteve no Cazaquistão e na China, onde conheceu de um pouco sobre a política de desenvolvimento econômico dos dois países no cenário global. Sobre o Cazaquistão, o senador destacou a importância da posição geopolítica estratégica do país, que faz fronteira com Rússia e China. Ele elogiou o modelo de economia participativa e as reservas minerais usadas na produção de fertilizantes, exportados para diversos países, entre eles o Brasil.
— É um país estrategicamente importante, que vem desenvolvendo uma política econômica fortíssima, um país que tem reservas minerais imensuráveis [...] é um oásis comercial no meio do deserto [...]. Nós, na verdade, dependemos também de vários produtos para a nossa atividade agrícola, por sermos hoje o maior produtor de alimentos do planeta. Dependemos obviamente de insumos provenientes, inclusive, da República do Cazaquistão — disse.
O senador relatou que participou de diversas reuniões e encontros com autoridades locais. Ele enfatizou que pôde conhecer iniciativas que, se implementadas no Brasil, poderiam beneficiar os setores da indústria, comércio, agricultura e produção de alimentos. Ao falar sobre os conflitos no Oriente Médio, o parlamentar demonstrou preocupação, ressaltando a importância de conviver pacificamente com países vizinhos.
— Vivemos aqui no Brasil a tônica da tolerância às desigualdades. Tivemos, sim, há muito tempo, conflitos com vizinhos, como a guerra do Paraguai, mas, desde então, o Brasil tem buscado viver em paz com seus vizinhos. Talvez por isso, aqui no Brasil, as comunidades judaicas, cristãs, árabes e de tantos outros credos vivem em absoluta harmonia — enfatizou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: