Mourão condena ataque do Hamas e diz que terrorismo é 'perigo para o mundo'

Da Agência Senado | 16/10/2023, 20h09

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) lamentou, em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (16), o conflito instalado entre Israel e o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O parlamentar destacou que o grupo, que busca ser reconhecido como a única opção para destruir Israel, junto com outras organizações terroristas, representa um perigo para o mundo.

— Uma nova fronteira da barbárie está prestes a ser rompida e não importa a distância geográfica e geopolítica que pensamos haver, isso vai nos atingir [...] É uma guerra total que rompe os limites colocados pela civilização à guerra [...] Distintamente dos nazistas, que esconderam o Holocausto, e dos russos, que mal escondem seus crimes de guerra na Ucrânia, os terroristas do Hamas e seus associados comemoram publicamente o massacre de inocentes, apoiados por uma perversa rede de divulgação e opinião — disse.

Mourão pediu que o Brasil adote uma postura de “responsabilidade e compromisso” com a paz e alertou que é necessário “superar ideologias” para compreender a complexidade do conflito atual.

— Há bolsões de insanidade, a começar pela extrema esquerda que se recusa a enxergar os crimes contra a humanidade cometidos em Israel e que podem atingir a todos nós [...]. Estamos em um daqueles momentos em que não há meio termo: ou se condena, ou se acumplicia. Não foi à toa que os governos da França e da Alemanha proibiram e reprimiram manifestações públicas de apoio aos atos terroristas do Hamas — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)