Humberto destaca empenho do Brasil em salvar vidas no conflito Israel-Palestina

Da Agência Senado | 16/10/2023, 18h57

O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou, em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (16), o empenho do governo brasileiro em salvar o maior número de vítimas no conflito entre Israel e Palestina, no Oriente Médio. 

— Os ataques perpetrados pelo Hamas sobre o território israelense, em que centenas de inocentes foram assassinados e outros, sequestrados, são atos abomináveis, inaceitáveis e que devem ser firmemente condenados. Esse ataque, inclusive, dá ao Estado de Israel o direito de defesa, mas a forma da guerra que Israel vem desenhando contra os palestinos é desumana e, segundo especialistas, beira o próprio genocídio — lamentou.

Segundo o senador, o presidente Lula recebeu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para instruí-lo sobre o posicionamento do país, já que o Brasil estará presidindo o Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro. Ele ressaltou que o Brasil defende a criação de uma proposta de resolução sobre a criação de um corredor humanitário na Faixa de Gaza, cuja aprovação possibilitaria um cessar-fogo imediato para a retirada de estrangeiros, mulheres, idosos e crianças da região e o envio de ajuda humanitária.

Além disso, Humberto mencionou a importância de se combater a desinformação e as fake news que circulam sobre o tema. Ele também enfatizou o compromisso histórico da diplomacia brasileira em defesa do direito de autodeterminação dos povos e da convivência pacífica entre judeus e palestinos.

— A estupidez, a ignorância e a falta de caráter que movem essa máquina criminosa não dão trégua nem em um momento dramático como esse. A posição histórica da diplomacia brasileira de muitos e muitos anos, passando por vários governos, é a da defesa do direito de autodeterminação dos povos, garantindo soberania, autonomia e condições de desenvolvimento com uma economia viável — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)