Seif diz que governo deveria ajudar Israel em conflito contra o Hamas

Da Agência Senado | 11/10/2023, 10h59

O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou, em pronunciamento na terça-feira (10), que o governo federal “não fez mais que a sua obrigação” ao resgatar cidadãos brasileiros em Israel com aviões das Forças Aérea Brasileira (FAB). Para o parlamentar, o governo deveria enviar o Exército para auxiliar os israelenses no conflito contra o grupo palestino Hamas. Seif lembrou que soldados israelenses vieram ao Brasil ajudar na tragédia de Brumadinho (MG) em 2019.

— Esses dias um membro do governo se regozijou dizendo que estava chamando o Guinness Book pela prisão de 1,5 mil pessoas simultaneamente. Estava se regozijando, se orgulhando de prender pessoas que tinham Bíblia e bandeira na mão. Eu convoco o Exército brasileiro e o governo federal para que usem essa mesma coragem [utilizada] para prender senhoras e crianças, convoco esses corajosos a irem a Israel. Façam a prisão de 1,5 mil terroristas lá!

O parlamentar também criticou políticos do PSOL, PT e PCdoB por terem assinado um manifesto pró-Hamas em 2021. Seif classificou a atuação do grupo como “terrorista”.

— Eu acho que nós temos o direito de errar. De repente, lá atrás, ficaram comovidos com a história, é um povo muito sofrido, não há dúvidas sobre isso. Mas e agora que entraram em uma reunião, em uma festa organizada por brasileiros, e atiraram a esmo, de graça? Jogaram granadas, decapitaram bebês. Eu vi umas imagens agora que eu tenho vergonha até de publicar nas minhas redes sociais: uma moça que estava lá nessa festa foi incendiada, estava se debatendo. É uma coisa tétrica, terrível! Esses deputados aqui, majoritariamente do PT e do PSOL, deveriam vir a público pedir perdão para a nação, pedir perdão para Israel e retirar a sua assinatura do manifesto pró-Hamas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)