Magno Malta critica apoio do MST ao Hamas e expressa solidariedade ao povo judeu

Da Agência Senado | 11/10/2023, 12h08

O senador Magno Malta (PL-ES) fez um pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (10) criticando a declaração, segundo ele, de apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ao grupo Hamas, posteriormente apagada das redes sociais da entidade. O parlamentar também apresentou um requerimento de solidariedade ao povo judeu e de repúdio ao Hamas e às atrocidades cometidas pelo grupo, mencionando o assassinato de crianças durantes os ataques. 

— Eles não querem ampliar o território palestino, eles querem aniquilar os judeus. Querem aniquilar toda e qualquer pessoa que diz amar Israel [...]. Nós, cristãos, somos o novo Israel. Recebemos a triste notícia de que essas crianças aqui foram degoladas pelo Hamas. Não são apenas crianças, são como filhas nossas! Netas nossas [...]. E vejam esse cerco ideológico no mundo, quando o líder maior do MST dá uma entrevista e diz: "Parabenizo o Hamas por ser um grupo de resistência, tão somente um grupo de resistência!" — contestou.

Malta demonstrou preocupação com os brasileiros em Israel, incluindo líderes religiosos da América Latina. Ele informou que solicitou à Força Aérea Brasileira que disponibilizasse aeronaves para resgatar grupos específicos de brasileiros que ainda estão em território israelense e não constavam na lista dos repatriados.

— A princípio, ao apóstolo Renê Terra Nova, ao pastor Valadão e aos pastores que lá estavam preocupados com suas caravanas, aos padres, pastores e judeus brasileiros, cristãos brasileiros [...] Eu pedi para que durante toda essa organização de resgate dos brasileiros em Israel, a Força Aérea pudesse disponibilizar as aeronaves que foram a Israel, para que um grupo que já estava pronto ontem à noite fosse embarcado nessas primeiras 200 vagas que foram abertas — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)