Alan Rick pede que governo reconheça Hamas como grupo terrorista

Da Agência Senado | 11/10/2023, 10h18

O senador Alan Rick (União-AC) disse ter enviado um pedido de informações ao Itamaraty questionando o motivo de o governo brasileiro não reconhecer oficialmente o grupo palestino Hamas como terrorista e de não ter condenado oficialmente os ataques realizados pelo grupo a Israel. Em pronunciamento na terça-feira (10), o parlamentar lamentou a morte de inocentes e afirmou que o ataque foi um “assassinato em massa”.

— Eu quero solidarizar-me com a dor dos nossos irmãos em Israel, com a dor de pais e mães que perderam seus filhos, suas esposas, seus bebês, brutalmente assassinados, em um ataque sem precedentes de um grupo terrorista, criminoso, de assassinos e que, infelizmente, ainda recebe o apoio de grupos extremistas de esquerda do Brasil, que celebram o ataque criminoso desse grupo terrorista.

Para Rick, além de enviar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar cidadãos, o governo deveria mandar ajuda humanitária e soldados brasileiros para o conflito. O senador destacou que os Estados Unidos já enviaram um porta-aviões para defender Israel, visto que "o Hezbollah e outros grupos extremistas islâmicos já anunciaram que vão atacar o país".

— Nós estamos diante de uma guerra. E de que lado o Brasil está, o governo brasileiro? Porque a nação brasileira está do lado de Israel. Essa é a pergunta que tem que ser colocada aqui: de que lado o governo brasileiro estará? Então, ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira] e Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, se pronunciem. E que este Senado continue defendendo a vida, defendendo a verdadeira paz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)