Pacheco destaca 35 anos do Sindilegis e exalta servidores

Da Agência Senado | 02/10/2023, 17h47

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, registrou nesta segunda-feira (2) o aniversário de 35 anos do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), que se comemora nesta semana. Pacheco afirmou que a entidade tem sido “um parceiro importantíssimo” do Congresso Nacional e merece “as mais elevadas homenagens” da parte dos parlamentares.

O Sindilegis foi fundado em 6 de outubro de 1988, dia seguinte à promulgação da Constituição Federal. A carta foi a primeira a garantir o direito de sindicalização para os servidores públicos civis.

— A participação dos servidores era tida como essencial no processo de reconstrução do país sobre bases constitucionais e democráticas. O Sindilegis foi uma das organizações pioneiras desse novo momento social, mostrando-se, ao longos destes 35 anos, um parceiro relevante da sociedade brasileira — afirmou Pacheco.

O presidente do Senado destacou a atuação dos servidores do Legislativo em eventos importantes recentes, como a implementação do Sistema de Deliberação Remota, que manteve o Congresso em atividade durante a pandemia de covid-19; as comissões especiais criadas durante a crise, como a CPI da Pandemia e a comissão especial para fiscalização das ações do governo (CTCOVID19). Ele assinalou ainda a defesa do Congresso Nacional durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

— A integridade e a confiança no estado democrático de direito dependem de um serviço público forte e valorizado. O Sindilegis fez e faz a sua parte — completou.

Pacheco lembrou, igualemente, que o Congresso Nacional vai promover sessão solene em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal. A sessão acontecerá na próxima quinta-feira (5), a partir das 10h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)