CDR promove audiência em comemoração ao Dia Mundial do Turismo

Da Agência Senado | 28/09/2023, 10h27

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) se reúne na terça-feira (3), para celebrar o Dia Mundial do Turismo. A iniciativa é do senador Marcelo Castro (MDB-PI). Foram convidados o ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Tadros, e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Distrito Federal (ABAV/DF).

O Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro de cada ano, foi instituído em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), sendo uma data de relevância internacional que busca promover a conscientização sobre a importância do turismo sustentável e seu impacto positivo na economia, cultura e desenvolvimento das nações. Esse dia proporciona oportunidade única para celebrar as conquistas do setor de turismo e discutir desafios e oportunidades para o futuro.

Em justificação por meio do (REQ 21/2023 - CDR), Castro destaca que a CDR tem a responsabilidade de fomentar o debate sobre políticas públicas relacionadas ao turismo, bem como promover iniciativas que estimulem o crescimento sustentável desse setor no Brasil.

“A audiência pública proposta permitirá que os participantes compartilhem suas experiências, perspectivas e melhores práticas relacionadas ao turismo, bem como discutam sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, proporcionará um espaço para que a Comissão possa formular recomendações e propostas legislativas que contribuam para o crescimento sustentável do turismo no Brasil”.

O parlamentar ressalta ainda que o turismo tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social “contribui para a preservação do patrimônio cultural, a geração de empregos e o fortalecimento da identidade cultural de uma nação.”

A partir de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, mais de 3,2 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil no primeiro semestre deste ano. O número representa 92% do total de turistas internacionais que o país recebeu durante todo o ano de 2022, quando 3,6 milhões de estrangeiros entraram no Brasil.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)