Procuradoria da Mulher e lojistas lançam manifesto 'Mulheres que Constroem o Varejo'

Da Comunicação Interna | 16/08/2023, 19h52

A Procuradoria Especial da Mulher no Senado (Promul) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) lançaram a segunda edição do manifesto Mulheres que Constroem o Varejo: Precursoras da Mudança. O evento aconteceu na noite da terça-feira (15), na Biblioteca do Senado.

A procuradora especial da mulher, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), entende que o documento pode servir para fortalecer o empreendedorismo por meio da valorização das mulheres. Para ela, é importante haver uma rede de apoio e políticas públicas específicas.

— Não há cidade ou distrito em que não haja uma lojinha fazendo papel de entreposto comercial. Por essa capilaridade, a cartilha tem poder de levar empoderamento a todas as mulheres do país. Aquelas que empreendem também estão construindo as demandas políticas desse país. As mulheres que constroem o varejo também constroem a nação — declarou durante o evento.

A coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, Karoline Lima, enumerou algumas sugestões para que os negócios alcancem sucesso e ainda estimulem as empreendedoras, como crédito diferenciado, ampliação de creches e auxílios, que façam parte de uma rede de apoio às mulheres.

— Encorajar a mulher empreendedora é um dos pilares para a igualdade de gênero e uma sociedade humanizada. A força do empreendedorismo feminino só cresce e expande. Temos o compromisso de construir uma sociedade melhor — disse.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MT) compartilhou a sua experiência pessoal como empresária. Ela também enfatizou a necessidade de as entidades do varejo auxiliarem o Congresso na aprovação de leis e formulação de políticas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)