Fernando Dueire defende marco regulatório para o hidrogênio verde

Da Agência Senado | 16/08/2023, 10h58

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) destacou, em pronunciamento na terça-feira (15), as vantagens do hidrogênio verde para a economia global e sua importância para o desenvolvimento do Brasil. Para o parlamentar, é "cada vez mais clara e urgente a necessidade de operar uma transição energética no país, substituindo os combustíveis fósseis por energia limpa". O senador ressaltou que a transição verde pode evitar um colapso climático.

— O hidrogênio tem sido reconhecido como combustível do futuro, um futuro que deverá combinar um suprimento confiável para atender à demanda crescente por energia limpa, estimada entre 25% e 30% até 2040, e a necessidade que se impõe de descarbonizar nossa economia, ou seja, superar a dependência que temos de combustíveis fósseis. É nesse cenário que tem crescido a aposta no uso do hidrogênio como combustível. As vantagens são muitas, a começar pelo fato de que o hidrogênio verde, como combustível, não produz CO2. Essa vantagem aumenta, visto que o processo de produção de hidrogênio verde também não contribui para o efeito estufa.

Dueire afirmou que países que não aderirem à transição serão excluídos do mercado global em vários aspectos. O parlamentar destacou que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta, mas ainda não utiliza todo seu potencial hídrico, eólico, solar e de biomassa. Segundo ele, o país tem vantagens iniciais que poucas nações possuem, e isso vem atraindo a atenção de investidores.

— É imprescindível definir, de maneira rápida e eficiente, um marco regulatório dentro do qual a economia de hidrogênio possa prosperar. E isso irá maximizar nossas potencialidades e vantagens comparativas que, de fato, temos neste momento. Nesse processo, a Comissão Especial de Hidrogênio Verde [do Senado] vem tendo um papel fundamental. Queremos sair na frente, e podemos, assim, fazê-lo assumindo um lugar de destaque na nova economia sustentável que se impõe no mundo — disse Dueire.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)