Nova página facilita busca nos Anais do Senado

Da Agência Senado | 15/08/2023, 19h14

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco, anunciou nesta terça-feira (15) que já está disponível a nova página dos Anais do Senado Federal. Os livros de Anais guardam os registros oficiais das sessões plenárias do Senado Federal entre 1826 e 2013 (a partir de 2014, os registros passaram a ser consolidados nos Diários do Senado e do Congresso). Com a reformulação, a página para consulta ficará mais atrativa ao usuário.

De acordo com Pacheco, a página passa a oferecer novos recursos e formas facilitadas de acesso e pesquisa, permitindo ao usuário acesso a imagens de qualidade, idênticas às dos livros. Também vai ser permitida a buscas no texto integral para consultá-los online ou  fazer o download em PDF dos arquivos dos livros. Eles estão reunidos por legislatura, o que permite uma pesquisa com uma perspectiva histórica e contextualizada da época em que ocorreram os trabalhos legislativos.

— Além da coleção de Anais do Império e da República, a nova página também oferece as Atas do Conselho de Estado do Império e das sete Assembleias Constituintes Brasileiras. Trata-se de acervo de alta relevância histórica, cujo acesso agora se torna mais facilitado. Esta é mais uma ação do Senado Federal em prol da preservação e divulgação da memória do Parlamento e da história de nosso país, executada no contexto da celebração do Bicentenário da Câmara Alta brasileira — disse Pacheco em Plenário.

Os arquivos estão disponíveis para consulta desde a década de 1990 e costumam ser usados por estudiosos e pesquisadores, tarefa que será facilitada com a nova página. As mudanças levaram em conta uma análise de experiência do usuário, com voluntários internos e externos ao Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
História Senado Federal