Zequinha questiona intenção de Lula de financiar gasoduto na Argentina

Da Agência Senado | 27/06/2023, 19h52

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (27), questionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de o BNDES financiar a construção de um gasoduto na Argentina, com custo de quase R$ 3,5 bilhões. A afirmação de Lula sobre o possível financiamento foi feita em encontro dele com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta segunda-feira (26). Enquanto isso, destacou Zequinha, apenas 3,63% da população do Pará tem acesso a serviço de tratamento de esgoto. 

— Financiar o gasoduto da Argentina enquanto na futura sede da COP, em 2025, quase 100% da população não tem tratamento de esgoto não parece sensato. É um negócio que soa muito estranho, quer dizer, arrumo dinheiro e, de repente, o governo não tem esse dinheiro em caixa. Vai ter que buscar esse dinheiro no mercado, vendendo título, como já aconteceu no passado, aumentando dívida e criando problemas para si próprio, para os governos futuros e principalmente para a sociedade — apontou.

Para o senador, é hora de o Brasil repensar suas prioridades e investir na qualidade de vida da população brasileira, e não em financiar projetos no exterior. O parlamentar também apontou contradição do BNDES em financiar um projeto considerado danoso ao meio ambiente, quando se prega uma “agenda verde”. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)