Senado participa do maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo

Da Comunicação Interna | 16/06/2023, 09h33

O Senado participa, entre segunda (19) e sexta-feira (23), da 13ª edição do EnGITEC, maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo. O encontro, que terá como tema "Rumo ao Parlamento do Futuro", será realizado no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

O EnGITEC é um desdobramento do grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC) — ambiente virtual do Programa Interlegis, em que especialistas em tecnologia da informação dos Legislativos federal, estadual e municipal apresentam problemas e propõem soluções tecnológicas para o desenvolvimento dos trabalhos legislativos. 

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, dará palestra na abertura do EnGITEC sobre o futuro do Poder Legislativo. Outro tema abordado será o Scrum — estrutura ágil de gestão de projetos que ajuda as equipes a estruturar e gerenciar o trabalho por meio do conjunto de valores, princípios e práticas — com representante do Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal (Nainova). A jornalista Júnia Melo, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), fará uma exposição sobre técnicas de treinamento de mídia. O encontro também vai discutir a nova Lei de Licitações (Lei 14.133, de 2021), com a especialista em gestão pública Angelina Souza Leonez e governança no Poder Legislativo, com a secretária-executiva de Governança e Compliance da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Cristiane Nardes

O Interlegis é um programa do Senado que tem por objetivo fortalecer o Poder Legislativo, estimulando a modernização e a integração do Legislativo de todo o país. A base do programa são as comunidades práticas voltadas para a tecnologia da informação. O grupo, hoje, tem mais de 800 participantes. 

Desde 1997, o Interlegis trabalha para a modernização e o fortalecimento do Legislativo por meio de ações de capacitação e transferência de tecnologia. Todos os produtos são desenvolvidos sem custo para a utilização e em código aberto — modelo de produção descentralizado que permite a qualquer pessoa modificar e compartilhar tecnologias.

O coordenador de tecnologia de informação do ILB, João Henrique Gouveia, explica que o Interlegis desenvolve soluções e auxilia Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o país, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, por exemplo, atende desde a proposição legislativa no gabinete parlamentar até a votação em plenário com a possibilidade de uso de painel eletrônico. Gouveia ressalta que, com o apoio do Senado, as instituições podem ter um portal na internet e um sistema de processo legislativo "sem a necessidade de conhecimento em tecnologia e sem precisar pagar nada a ninguém".

— Uma Casa Legislativa que não tem capacidade de tecnologia nenhuma, hoje, com nosso apoio, pode ter pelo menos um portal na internet e um sistema de processo legislativo — explica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)