Sessão especial do Senado celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente

Da Agência Senado | 01/06/2023, 14h57 - ATUALIZADO EM 02/06/2023, 14h55

O Senado realiza na sexta-feira (16) sessão especial em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A sessão tem início às 14h, no Plenário da Casa, e sua realização atende a requerimento do senador Beto Faro (PT-PA).

O Dia Mundial do Meio Ambiente celebra a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, em 5 de junho de 1972. A data foi instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de chamar a atenção de todas as camadas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Em seu requerimento, Beto Faro convida para o evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e o governador do Pará, Helder Barbalho. A sessão especial deverá expor aspectos da participação do Brasil na COP 28, a ser realizada entre novembro e dezembro de 2023 nos Emirados Árabes, e fazer um balanço do cumprimento dos compromissos ambientais internacionais assumidos pelo país.

Para o senador, o Brasil “voltou ao protagonismo na seara internacional” e aumentou seus esforços internos e externos para o enfrentamento das mudanças no clima. Beto Faro disse esperar que as autoridades brasileiras esclareçam ao Senado os compromissos e as inovações a serem apresentadas à comunidade internacional na COP 28, conferência que “será decisiva para as estratégias multilaterais de enfrentamento do aquecimento global, pois contará com um balanço global sobre o progresso coletivo das nações em direção às metas do Acordo de Paris.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)