Chico Rodrigues diz que Brasil vive grave momento na educação

Da Agência Senado | 18/05/2023, 09h50

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) criticou, em pronunciamento na quarta-feira (17), a grave crise na educação do país. O parlamentar citou o Estudo Internacional sobre Progresso em Alfabetização e Leitura, segundo o qual apenas 13% dos estudantes brasileiros têm nível de proficiência adequado. Segundo Rodrigues, o Brasil encontra-se entre os piores países no ranking de alfabetização e leitura, ficando à frente apenas de Irã, Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul.

O parlamentar ressaltou que o Brasil deve priorizar a educação das crianças, olhando para o futuro e dando condições para as escolas acolherem os estudantes. Para Rodrigues, é preciso superar os modelos de educação arcaicos e transformar o processo de aprendizado em algo prazeroso, que estimule as crianças a querer aprender.

O senador disse que é possível colocar o Brasil entre os mais bem avaliados do estudo, mas para isso é preciso apoiar os professores e garantir a eles uma boa remuneração, além de investir na construção e na renovação de escolas e aperfeiçoar os recursos pedagógicos que auxiliem o trabalho dos docentes.

— Educação não pode ser política de governo, tem que ser política de Estado. Não dá para investir hoje, e o resultado sair amanhã. É preciso investir hoje, sabendo que os frutos levam 20, 30 anos, mas, quando chegam, é a glória de uma nação. [...] A escola tem que ser um local que valoriza as habilidades e potencialidades de cada um. Para isso precisamos de mais professores capacitados e reciclados constantemente para os novos desafios que se apresentam todos dos dias. Os professores da educação de base são a pedra angular de todo o processo educativo — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)