Senador Irajá denuncia crise na saúde do Tocantins

Da Agência Senado | 17/05/2023, 09h30

O senador Irajá (PSD-TO) afirmou, em pronunciamento na terça-feira (16), que o estado do Tocantins sofre uma grave crise na saúde pública. Segundo o parlamentar, de maio do ano passado até hoje, 41 pessoas morreram nas UPAs de Palmas enquanto aguardavam transferência para o Hospital Geral de Palmas (HGP). 

O senador ressaltou que pacientes que estão nas UPAs ou nos hospitais do interior têm esperado semanas por um leito no HGP, sem receber tratamento adequado, já que essas unidades não são preparadas para atendimentos de alta complexidade. De acordo com senador Irajá, o hospital continua de portas fechadas à população, e a saúde pública no estado vive “um dos momentos mais tristes da sua história”.

— É um absurdo o tamanho desrespeito à população do estado do Tocantins, e a pergunta que fica é: onde está o governador do Tocantins numa hora dessas em que a população precisa de um líder que se solidarize com a situação crítica em que se encontra o HGP? Até ontem, segundo dados do próprio sistema de saúde do Tocantins, tínhamos 51 pessoas aguardando leitos no Hospital Geral de Palmas. Tudo isso são indícios, são sintomas de que, além de problemas de falta de leitos, de infraestrutura, de falta de compromisso com a vida das pessoas, o sistema público de saúde do Tocantins vem padecendo de um problema mais grave, a falta de gestão — criticou.

O parlamentar afirmou que, somente este ano, já conseguiu liberar mais de R$ 20 milhões para a saúde do estado. Segundo o senador, os recursos vão ajudar a construir o novo hospital do Bico do Papagaio e também serão destinados à compra de equipamentos, além de atendimento de emergência, construção de policlínica e custeio da saúde em mais de 60 municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)