Artista com obras destruídas em 8 de janeiro expõe no Senado

Da Comunicação Interna | 10/05/2023, 19h55

Na terça-feira (9), foi inaugurada na Senado Galeria a exposição Reconstrução: arte e democracia, do artista plástico gaúcho Urbano Villela. Ele é o único artista vivo que teve obras destruídas durante a invasão ao Congresso Nacional em 8 de janeiro. A mostra fica em cartaz até 26 de maio.

— Arte e democracia andam juntas. Democracia é essencialmente liberdade e a arte também. É ter condição de expressar o sentimento da sua maneira. Acredito na reconstrução e essa exposição tem esse objetivo, de recompor as culturas brasileiras e potencializar as diversas facetas da sociedade — explica o artista.

A atual ministra de Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, esteve presente na abertura e ressaltou a importância da cultura para a memória de um povo.

— Ledo engano quem acha que pode apagar ou reescrever a história. A história jamais vai ser apagada enquanto o povo tiver memória e nós só temos memória através da cultura: escrita, música, pintura, poesia. Enquanto tivermos cultura, teremos memória e manteremos a história viva — destacou.

A exposição reúne telas, com retratos de ex-presidentes, senadores, paisagens brasileiras e cidadãos comuns, produzidas em óleo sobre tela. Especialmente para essa mostra, o artista preparou duas obras que retratam os Três Poderes, antes e depois da destruição.

Serviço

A exposição é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no espaço Senado Galeria, situado no corredor que liga o edifício principal do Senado ao Anexo 1.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)