Wilder defende autonomia do BC e critica governo por ataques à instituição

Da Agência Senado | 27/04/2023, 14h12

Para o senador Wilder Morais (PL-GO), foi esclarecedora a audiência com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, promovida na terça-feira (25) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Durante pronunciamento em Plenário na quarta-feira (26), o parlamantar destacou a importância de um BC independente, que contribui para a defesa da democracia. 

Segundo o senador, o Banco Central também é responsável por uma série de ações que promovem a estabilidade financeira e a proteção dos direitos do cidadão. Portanto, sua autonomia é fundamental para garantir a estabilidade econômica, além de contribuir para o desenvolvimento do Brasil a longo prazo. Acrescentou que a estabilidade aumenta a confiança dos investidores no país, atrai mais investimentos e gera mais empregos e renda para a  população.

Wilder também criticou os ataques constantes do governo contra a independência do Banco Central, principalmente pela manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano.

— Esses ataques levianos não levam em consideração o fato de que o próprio Banco Central tem inovado e criado novas soluções, tais como o Pix, que reduziu a receita dos bancos e beneficiou milhares de brasileiros em todo o país. Infelizmente, o atual governo parece não compreender a importância da instituição e de sua estabilidade econômica. Em vez de adotar medidas efetivas para reduzir a carga tributária e promover um ambiente favorável aos negócios, o governo prefere criar um inimigo imaginário e desviar as atenções dos verdadeiros problemas — concluiu. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)