Nos 50 anos da Embrapa, senadores buscam mais recursos para pesquisas

Da Agência Senado | 27/04/2023, 10h36

Senadores defenderam mais recursos para pesquisas e ciência no Brasil, em audiência pública que celebrou os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nesta quinta-feira (27). Promovida pela Comissão de Agricultura (CRA), a reunião foi conduzida pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO). Além dele, o propósito de assegurar emendas para a instituição foi demonstrado por outros senadores, como Margareth Buzetti (PSD-MT), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Lucas Barreto (PSD-AP). 

A Embrapa é uma instituição pública de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A empresa tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para a produção agropecuária brasileira, com foco na sustentabilidade e na competitividade do setor. 

Bagattoli destacou a relevância da Embrapa para o desenvolvimento do país, dos Cerrados e de estados como Rondônia.

— Na nossa região, o avanço do café, por exemplo, se deve muito à Embrapa. Há 21 anos, quando estive em Chicago, nos Estados Unidos, para conhecer a agricultura local, vi o quanto a empresa já era elogiada e tida como importante pelos americanos. E hoje, independentemente de partido ou governo, sabemos o quanto essa instituição pode fazer ainda para ajudar ao pequeno, médio e grande produtor. 

Homenagem

Margareth Buzetti homenageou a Embrapa e disse estar compromissada em apoiar as atividades desenvolvidas pela empresa. 

Ex-ministra da Agricultura, a senadora Tereza Cristina declarou que também está comprometida em buscar recursos para a instituição. Ao lembrar momentos que viveu à frente do ministério, a parlamentar observou que todos os países abrem portas para o Brasil por reconhecerem a competência da empresa. Tereza lembrou que a Embrapa cedeu pesquisadores para ajudarem em ações como o Observatório da Agropecuária, por exemplo, e pediu que a instituição dê prosseguimento a atribuições e parcerias desse tipo. 

— Agradeço a todos os pesquisadores dedicados, que tanto contribuíram para a agropecuária brasileira e trabalham, muitas vezes, sem orçamento. Vamos trabalhar por recursos não contingenciáveis, porque a pesquisa não tolera ser de outra forma. Neste ano já conseguimos um pouquinho junto ao Orçamento, e essa é uma das minhas missões nesses oito anos de mandato. 

Amin parabenizou a Embrapa pelos “primeiros 50 anos” de existência. Ele destacou ações como o extensionismo rural e na área da pesca e pontuou o sucesso da parceria da instituição com governos estaduais. 

— Temos um longo caminho a trilhar. Quero homenagear tanto a Embrapa em Santa Catarina quanto nossas “criaturas” locais. 

Lucas Barreto afirmou que o Amapá é o estado mais preservado e "rico" do mundo, mas criticou o baixo incentivo do governo local em atividades como o extensionismo rural. O parlamentar disse ser parceiro da Embrapa e mencionou que a bancada amapaense está próxima da instituição, liberando emendas para pesquisas. 

— A Embrapa tem papel fundamental, sendo essencial para a agricultura, o pequeno produtor. Fiz questão de vir aqui para parabenizar e reconhecer o trabalho de vocês, que têm o respeito de todos nós, senadores, que reconhecemos toda a vossa dedicação e esse belo trabalho em prol da sociedade brasileira. 

Políticas sólidas

O presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, disse que o país tem políticas sólidas na área da agricultura e apontou, como fator de sucesso, haver tantos técnicos e profissionais qualificados atuando na Embrapa. Celso disse que as pesquisas feitas pela empresa sempre têm propósitos esclarecidos, ressaltou a importância das parcerias públicas e privadas e considerou que essas alianças ajudam a construir o futuro. Ele destacou ainda o engajamento do setor produtivo e de instituições como o Congresso Nacional. 

— Dizem que a Embrapa é a Nasa brasileira. E o Parlamento é um grande parceiro, que tem nos apoiado ano após ano, defendendo seu orçamento, apresentando emendas e contribuindo na formulação de políticas públicas. 

A pesquisadora da Embrapa Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá lembrou que o agricultor é o principal parceiro da instituição. Ela ponderou que a instituição tem como diferencial o investimento público em ciência e tecnologia e ressaltou que a empresa é imparcial. A convidada reforçou o pedido de mais parcerias para obtenção de novos recursos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)