Ayrton Senna é o patrono do esporte brasileiro

Da Agência Senado | 26/04/2023, 10h17

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Lei 14.559, de 2023, que declara o piloto Ayrton Senna da Silva como patrono do esporte brasileiro. A homenagem é proveniente de projeto (PL 2.793/2019) do deputado Filipe Barros (PL-PR), e foi aprovado em 29 de março  no Plenário do Senado com relatório do então senador Dário Berger apresentado à Comissão de Educação (CE).

Na justificação da proposta, Barros destaca a atuação esportiva de Ayrton Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro. Ayrton Senna foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990 e tornou-se o maior ídolo brasileiro do automobilismo. Nasceu em São Paulo em 1960 e morreu em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino.

Berger destaca no relatório que Senna foi um ídolo nacional. "No auge de sua atuação, representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E em cada conquista, fazia questão de demonstrar seu orgulho de ser brasileiro”. O relator citou pesquisas de opinião que reconhecem o piloto como “um herói nacional e um dos grandes esportistas da nossa história”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)