Zequinha pede que Plenário vote projeto sobre defensivos agrícolas

Da Agência Senado | 20/04/2023, 11h27

Em pronunciamento na quarta-feira (19), o senador Zequinha Marinho (PL-PA) pediu apoio dos senadores para a votação em Plenário do projeto (PL 1.459/2022) que modifica as regras de aprovação e comercialização dos defensivos agrícolas (agrotóxicos).

Zequinha informou que integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, com quem se reuniu na quarta-feira, manifestaram apoio à matéria no sentido de desburocratizar o setor, melhorar o ambiente de competitividade e ampliar a produtividade brasileira. O texto já foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e está pronto para análise do Plenário. Na avaliação do senador, o tema acabou sendo tratado pela imprensa de forma deturpada ao propagar, de acordo com ele, uma narrativa construída “em cima daqueles que são contra” e que, “não têm conhecimento do assunto”. 

— O projeto trata exatamente da simplificação e da agilização da análise dessas moléculas tanto pela Anvisa, que faz a análise de risco com relação ao uso do defensivo, quanto pelo Ibama ou pelo Ministério da Agricultura, nada que não seja extremamente legal — argumentou o senador. 

A proposta trata de pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação e exportação, embalagens e destinação final e fiscalização. 

  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)