Potencial da Caatinga será tema de audiência interativa na CMA

Da Agência Senado | 20/04/2023, 15h16

A Caatinga ocupa 11% do território e conta com uma expressiva biodversidade, mas o potencial desse bioma ainda é pouco explorado. Essa situação será debatida na audiência interativa da Comissão de Meio Ambiente (CMA) na segunda-feira (24), a partir das 14h. 

Principal bioma do semiárido brasileiro, a Caatinga inclui partes dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Em torno de 28 milhões de brasileiros vivem nessa região.

Autora do pedido de audiência pública, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) aponta que a biodiversidade da Caatinga, atrelada ao conhecimento tradicional, pressupõe a existência de uma ampla variedade de substâncias que podem ser úteis para fins terapêuticos, cosméticos e alimentares.

"Mesmo contendo um elevado número de espécies, a Caatinga é, provavelmente, o bioma  menos conhecido e valorizado. Estudos que avaliam o potencial biotecnológico e terapêutico das plantas da Caatinga têm se intensificado nos últimos anos e existe uma grande expectativa de que ela seja detentora  de novas substâncias ativas, ainda não descritas", justificou a senadora no requerimento.

Estão entre os convidados, o diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires; a diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Mônica Tejo Cavalcanti; e representante da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora de Lima. A lista inclui ainda outros pesquisadores dedicados à região da Caatinga.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)