Cancelada reunião deliberativa da CRA

Da Agência Senado | 20/04/2023, 08h56

Foi cancelada a reunião deliberativa da Comissão de Agricultura (CRA) que seria realizada na manhã desta quinta-feira (20). Presidido pela senadora Soraya Thronicke (União-MS), o colegiado se reúne todas as quintas. 

A pauta incluía oito itens para análise dos senadores, entre eles o projeto que cria a política nacional de desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas. O PL 4.778/2019 orienta agricultores a usarem corretamente a vegetação e os recursos hídricos localizados nessas áreas. 

Aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021, o projeto é relatado na CRA pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), favorável à aprovação. A política busca evitar a degradação de recursos renováveis e aumentar a produtividade da agropecuária de maneira sustentável, além de estimular a participação dos produtores rurais no alcance desses objetivos. Também visa à redução de migração de pessoas do campo para a cidade. O texto elenca 26 ações prioritárias a serem executadas, como capacitação de agricultores, difusão de material educativo e eventos técnicos e introdução de práticas de agricultura orgânica. 

A matéria deve retornar à pauta da próxima reunião deliberativa. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)