Plenário vota inscrição de Irmã Dulce no 'Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria'

Da Agência Senado | 19/04/2023, 10h20

O nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce, pode ser inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Projeto com esse objetivo está na pauta da sessão deliberativa do Plenário na quinta-feira (20), às 11h. O PL 5.641/2019, aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) com a relatoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), presta homenagem à religiosa que dedicou sua vida aos pobres.

Suas extensas obras sociais ajudaram a transformar a vida de milhares de pessoas em Salvador. Em reconhecimento, a religiosa baiana, nascida em 1914 e falecida em 1992, foi canonizada em 2019 pela Igreja Católica, tendo recebido o título de Santa Dulce dos Pobres.

Agências do INSS

A nomeação de duas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também está na pauta do Plenário. Já aprovado pela CE, o PL 6.564/2019 denomina a unidade do município de Santa Isabel, em São Paulo, de Agência Prefeito Nenê Simão. Waldemar de Brito Simão, mais conhecido como Nenê Simão, foi prefeito de Santa Isabel por quatro vezes. O ex-prefeito faleceu em 2012, aos 71 anos de idade.

Já o PL 3/2020 denomina Agência Luiz Antonio Serrano a unidade de Guararema, em São Paulo. O homenageado nasceu em Guararema, em 1953, estudou química e licenciatura em mecânica. Em pastorais da igreja, dedicou-se por trinta anos, ao lado da esposa, a ajudar casais a se prepararem para o matrimônio e participou da Pastoral da Sobriedade. Serrano faleceu em outubro de 2017.

 Ambos os projetos foram relatados pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)