Confúcio Moura celebra Dia dos Povos Indígenas e defende demarcação de terras

Da Agência Senado | 19/04/2023, 18h18

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) comemorou o Dia dos Povos Indígenas nesta quarta-feira (19). Em pronunciamento, disse que a celebração em 2023 tem um valor histórico, uma vez que houve mudança na designação da data. Antes denominado Dia do Índio, agora é Dia dos Povos Índígenas, lembrou o senador. Para ele, a redesignação revela mensagens importantes, como a diversidade cultural dos diversos povos, com necessidades e problemas próprios, que exigem atenção especial, com soluções únicas e individualizadas.

Confúcio Moura lamentou que os povos indígenas tenham sofrido nos últimos anos com o descaso e a omissão, mas lembrou que o garimpo ilegal não foi o único problema enfrentado. Ele aproveitou para defender a adoção de políticas públicas específicas e sugeriu, por exemplo, o financiamento da produção agrícola indígena. O senador defendeu também a retomada dos processos de homologação e demarcação de terras indígenas e condenou a situação de precariedade vivida por muitas etnias.

— Eles também estão sujeitos a mazelas graves, como preconceito, racismo, violação de direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde, à educação e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes, enchentes, entre outras — lamentou.

Confúcio Moura parabenizou o presidente Lula por nomear Sônia Guajajara como ministra dos Povos Indígenas e Joênia Wapichana como presidente da Funai. Ninguém melhor do que representantes dos povos indígenas para lidar com as questões relativas a eles de forma apropriada e de maneira ampla, afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)