Para Styvenson, Lula é desonesto nas críticas que faz ao Banco Central

Da Agência Senado | 17/04/2023, 19h24

Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) afirmou que são "no mínimo uma desonestidade" as críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito à política monetária do Banco Central — Lula argumenta que os juros altos inviabilizam a economia do país. O senador ressaltou que o presidente "esquece que fez isso" em seu governo anterior.

Segundo Styvenson, as críticas ao Banco Central são uma forma de buscar um "bode expiatório" para justificar o não cumprimento de promessas de campanha. Ele reiterou que é importante lembrar o que ocorreu em anteriores administrações do Partido dos Trabalhadores.

— Não cito aqui só a corrupção; não cito aqui só os aumentos de juros. Refiro-me aos absurdos todos que aconteceram. Apesar disso, durante a campanha, prometeu-se a valorização do salário mínimo. E o que é que se entrega? O próximo aumento: R$ 60,00, a diferença. Prometem-se muitas coisas em campanhas políticas; porém, uma vez vencidas, não se entrega nada do que foi prometido depois que se ganha — afirmou.

O senador disse considerar importante que o presidente se preocupe com outros países, como a Ucrânia e a Rússia, mas argumentou que o Brasil tem sua própria guerra interna: na segurança pública, na saúde e também na educação. E que o país precisa de um comando forte para encontrar soluções para seus próprios problemas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)