CPI é essencial para esclarecer atentados de 8 de janeiro, diz Izalci

Da Agência Senado | 12/04/2023, 09h57

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu, em pronunciamento na terça-feira (11), a importância de se observar o devido processo legal e jurídico no julgamento dos presos pela invasão nas sedes dos três Poderes, em 8 janeiro. Segundo o parlamentar, cada pessoa deve responder individualmente por seus atos, na proporção do que foi feito, sem haver uma condenação coletiva. Izalci afirmou ter visitado os detidos no Complexo da Papuda, em Brasília, e ressaltou que a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPI mista) é essencial para esclarecer diversos aspectos do caso.

De acordo com o senador, na sexta-feira anterior aos ataques foram realizadas reuniões com a presença de representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo Izalci, a Abin manifestou claramente para 48 instituições que “haveria um clima que poderia levar a acontecer o que aconteceu”. Ele disse que o alerta também foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Para o parlamentar, não há dúvida de que muitos órgãos poderiam ter agido para evitar os atos de vandalismo.

 — Eu sou do DF e, há mais de 20 anos, acompanho a política aqui. Conheço, como poucos, o fundo constitucional, a segurança pública, a questão da Polícia Militar, da Polícia Civil, e, na prática, conheço também o BGP, até servi aqui no 32º GAC, e o BGP é o Batalhão da Guarda Presidencial, é quem cuida do Palácio [do Planalto], do presidente. São quase 2 mil homens e nunca se soube que tivesse um dia que não tivesse pelo menos 34 policiais de plantão; e no dia, exatamente no domingo, foram dispensados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)