Kajuru avalia governo Lula e destaca desafios na área social e na economia

Da Agência Senado | 11/04/2023, 16h25

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (11), os primeiros 100 dias do governo Lula. O parlamentar afirmou que o Executivo enfrenta o enorme desafio de alimentar 33 milhões de pessoas "famintas" e mais de 100 milhões que vivem em insegurança alimentar. Para alcançar esse objetivo, ressaltou Kajuru, é necessário recompor programas e políticas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, além da aquisição de alimentos, merenda escolar, proteção da população indígena, aumento real do salário mínimo e ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda.

 — Parece pouco, mas muito já se fez. Porém, ainda não foi realizado o suficiente para a economia deslanchar e o país voltar a crescer. É o que se espera, para que surjam mais empregos, melhorem a educação, a saúde, a segurança pública e seja reduzida, de uma vez por todas, a desigualdade. É sempre desafiador, no Brasil, conciliar crescimento econômico com desenvolvimento social.

O senador afirmou que o quadro atual não é totalmente favorável ao país, pois faz-se necessário superar a cultura do ódio, da intolerância e do medo. Para ele, é preciso restaurar o arcabouço institucional, ameaçado nos últimos anos.

 — É indispensável que os brasileiros se permitam vivenciar uma cultura de paz, baseada no respeito à vida e na defesa intransigente do princípio da não violência, através da educação, do diálogo e da cooperação — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)