Mourão: regime de 64 deixou importante legado para o processo democrático

Da Agência Senado | 30/03/2023, 17h12

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) destacou, em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (30), o "papel das Forças Armadas na evolução política do Brasil".

Segundo o parlamentar, o regime iniciado em 1964 deixou "importante legado" para o processo democrático do país, pois "foi responsável por criar as condições para que as instituições políticas, econômicas e sociais funcionassem na plenitude democrática".

— É praticamente impossível não encontrar na vida do país os traços e antecedentes das reformas empreendidas naquele período, que dinamizaram sua sociedade e, acima de tudo, fortaleceram a democracia brasileira, que, pela primeira vez na história republicana, teve um regime inaugurado sem golpe de Estado. (...) Ao contrário dos que insistem em tirar o 31 de março do seu lugar, que é a história, os militares aprenderam com ela — afirmou. 

Para Mourão, a "revolução" se iniciou em razão de indisciplina e subversão nos quartéis e terminou "com a grande contribuição militar para a estabilidade política do país: a despolitização das Forças Armadas, a estruturação da sua doutrina de preparo e emprego e, definitivamente, a profissionalização dos seus quadros", disse.

— A mensagem foi clara: os políticos não teriam mais o seu general para resolver os impasses que criavam. (...) Os militares brasileiros conhecem muito bem o seu papel nessa democracia, fruto de suas origens, de sua formação e pela história. Quem parece não conhecer são os que, achando-se donos da história, pretendem dirigir o país com os olhos no retrovisor. É para frente que se anda! — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)