CAE ouve explicações de presidente do BC sobre taxa de juros na terça

Da Agência Senado | 30/03/2023, 15h34

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, deve comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) na terça-feira (4), às 9h, para explicar a atual taxa de juros.

No último dia 22, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano — patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. O convite a Campos Neto foi aprovado antes, no dia 14.

A audiência pública atende a requerimento (REQ 2/2023) do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente do colegiado. No pedido, o parlamentar aponta que a taxa Selic elevada reduz o acesso ao dinheiro pela população, tanto por linhas de crédito, empréstimos ou financiamentos.

Câmbio

Erro ocorrido na série de câmbio contratado das estatísticas do setor externo do Banco Central, no período de outubro de 2021 a dezembro de 2022, referente ao total de US$ 14,5 bilhões, também será alvo de questionamentos ao presidente do BC.

O erro na compilação dos dados do fluxo cambial (ou seja, o volume de dólares que entram e saem do país) foi constatado em janeiro. O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) é autor do REQ 5/2023, que pede informações sobre o fato.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)