Zequinha propõe diálogo entre governo e setor produtivo

Da Agência Senado | 29/03/2023, 20h10

Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o senador Zequinha Marinho (PL-PA) destacou a importância do agronegócio para a economia do País. Ressaltou que o setor é o responsável direto por 52% de tudo o que o Brasil exporta. Em pronunciamento em Plenário, nesta quarta-feira (29), o parlamentar reprovou algumas “pancadas” desferidas por representantes do governo federal, que, segundo ele, em algumas ocasiões, se manifestaram contra um dos setores produtivos mais importantes do Brasil.

— Agora aconteceu um fato novo em conversa do presidente da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex), o ex-senador Jorge Viana, com empresários brasileiros e chineses em Pequim (China) — lamentou o parlamentar, referindo-se relação que Viana teria feito entre o setor agropecuário no Brasil e problemas ambientais.

— E fez essa declaração diante de clientes, de compradores e consumidores, ou seja, pega-se o agro novamente e se dá muita pancada — acrescentou Marinho. 

Para o senador, o momento requer que ambos os lados, tanto o governo quanto o agronegócio, busquem construir entendimento através do diálogo respeitoso e democrático. As diferenças, se houver, devem ser discutidas internamente, para não prejudicar o ambiente de negócios de um setor tão importante e gerador de divisas, tão relevante para a balança comercial brasileira. “A regra que os nossos antepassados nos dão é que roupa suja, se houver, se lave em casa e não fora de casa", lembrou Marinho:

— Eu gostaria muito, neste momento, aqui representando a Frente Parlamentar da Agropecuária, de chamar o líder do governo e toda a bancada para, se quiserem, dialogar sobre o que temos de errado e o que a gente pode fazer para consertar. Nós não queremos briga com ninguém, nem com o presidente [Lula]. Não queremos briga com o BNDES, não queremos briga com a Apex. Nós queremos trabalhar, produzir, desenvolver este país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)