Sessão especial vai comemorar o Dia Mundial de Luta contra o Câncer

Da Agência Senado | 29/03/2023, 21h28

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (29) requerimento do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) para a realização de sessão especial, em 10 de abril, a fim de comemorar o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

Em seu requerimento (RQS 236/2023), subscrito por outros senadores, Styvenson Valentim destaca que o dia 8 de abril é uma data que serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção em relação ao câncer.

“A prevenção é essencial considerando a probabilidade de tratamento em estágios iniciais e aumento da qualidade de vida em alguns tipos de câncer. Não é a toa que o câncer, também conhecido por neoplasia é a segunda causa de morte no mundo, e também no Brasil, depois das doenças cardiovasculares”, ressalta o senador no requerimento.

Styvenson Valentim cita estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), segundo o qual o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025  ou seja, serão mais de 2 milhões de casos da doença no período.

Na quinta (28), o senador já havia defendido a aprovação de seu requerimento

Na justificativa eu não preciso nem citar que essa doença vem dizimando milhões de brasileiros e eu creio que uma sessão como essa, além de lembrar, vai trazer prevenção e informação ao combate a uma doença que tira vidas de brasileiros todos os dias concluiu Styvenson Valentim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Câncer Sessão Temática