Lucas Barreto cobra transposição de servidores para carreiras de planejamento e orçamento e de finanças e controle

Da Agência Senado | 29/03/2023, 21h15

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) denunciou descaso do governo federal e voltou a cobrar a transposição dos servidores do ex-território do Amapá para as carreiras de planejamento e orçamento e de finanças e controle da União. Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (29), ele criticou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, por ter suspendido, no dia 3 de março, a publicação de uma portaria que contemplava 46 servidores.

— Após a reclamação que fiz desta tribuna, somente seis desses servidores foram contemplados. Apenas seis, ministra. A senhora se posiciona contra os demais? Com que argumentos? Peço que publique a dos outros 40 e que continue, de forma célere, a análise dos demais processos de uma portaria que já deveria ter sido publicada.

Lucas Barreto disse que reconhecer o direito dos servidores dos ex-territórios é reparar uma “injustiça histórica”. O senador explicou que a Emenda Constitucional nº 79, de 2014, estabeleceu o direito dos servidores dos ex-territórios do Amapá, de Rondônia e de Roraima de serem enquadrados nas carreiras de planejamento e orçamento e de finanças e controle da União. E que ele próprio atuou em conjunto com outros parlamentares para que fossem editadas normas complementares garantindo a transposição.

A partir de 2021, os requerentes passaram a ter seus processos analisados, e 23 amapaenses tiveram o direito reconhecido após seus nomes serem publicados em portaria no ano passado. O senador afirmou, entretanto, ser inadmissível que os servidores do Amapá, “mesmo após tamanho avanço legislativo, continuem injustiçados”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)