Senador Irajá critica governo do Tocantins por aumentar impostos

Da Agência Senado | 29/03/2023, 21h20

O senador Irajá (PSD-TO) denunciou o que chamou de “pacote de maldades” do governador do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), especialmente o aumento em 600% do imposto sobre a produção agrícola de soja, milho e algodão.

Em seu pronunciamento, nesta quarta-feira (29), o parlamentar destacou que a justiça barrou esse aumento, tanto em primeira quanto em segunda instância, o que impediu que os produtores rurais tocantinenses fossem penalizados.

O senador lamentou, no entanto, que a Assembleia Legislativa do estado tenha aprovado medida provisória enviada pelo governador, que aumenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 20%.  Ele lembrou que esse imposto já era o maior do Brasil.

O parlamentar criticou igualmente a situação na área de saúde, referindo-se ao caso de uma senhora que deu à luz no chão do banheiro de um hospital público na cidade de Gurupi, por falta de médicos.

— É lamentável como vem sendo conduzida a administração no estado do Tocantins, em todas as áreas. Na saúde, como citei, esse exemplo desumano, com a mãe em trabalho de parto. Em outras, como educação, segurança pública, estradas, todas praticamente esburacadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Irajá