Congresso recebe comitiva britânica da União Interparlamentar

Da Comunicação Interna | 29/03/2023, 15h04

Uma delegação de representantes britânicos da União Interparlamentar (UIP) visitou o Congresso nesta terça-feira (28) para conhecer iniciativas relacionadas a sustentabilidade e planejamento ambiental. A comitiva de sete pessoas fez uma visitação institucional no prédio antes de terem encontros com os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Rodrigo Cunha (União-AL).

A delegação britânica foi chefiada pela parlamentar Karen Bradley, que integra a House of Commons, a Câmara dos Comuns, o equivalente à Câmara dos Deputados no Reino Unido. Também integrante da comitiva, Fabian Hamilton, atual ministro do "Shadow Cabinet" (da oposição) para a Paz e o Desarmamento e para a América Latina e Caribe, observou que a disposição semicircular das mesas dos plenários da Câmara e do Senado diferem muito da do parlamento do britânico, no qual parlamentares do governo e da oposição se sentam frente a frente. Engajado em leis contra armamentos e de proteção a imigrantes, ele enalteceu a participação política brasileira.

— Esperamos que essas iniciativas verdes que vimos prosperem e sirvam de exemplo para outras instituições — afirmou.

No Congresso, eles acompanharam parcialmente duas comissões temporárias do Senado. A visita foi acompanha pela Assessoria de Assuntos Internacionais (Asint) da Diretoria-Geral (DGer). Silvia Araújo, assistente parlamentar do senador Fernando Dueire (MDB-PE) e secretária do grupo brasileiro da UIP, disse que o convite para a visita britânica partiu da delegação brasileira após uma assembleia no Barém. Na ocasião, a União Interparlamentar lançou uma cartilha de práticas sustentáveis e encorajou os parlamentos a perseguir o tema.

— Nessa assembleia, foi lançada a campanha On Climate Action [Sobre ações pelo clima, em tradução livre do inglês]. Ela será feita em duas partes para encorajar parlamentares a serem mais verdes. O intercâmbio dessas reuniões bilaterais é enriquecedor para os dois lados. Para a UIP conhecer as ações do Congresso e para o mundo também saber — diz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)