Confúcio Moura defende profissionalização do ensino médio

Da Agência Senado | 28/03/2023, 17h37

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou, em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (28), ser a favor da profissionalização do ensino médio. Segundo ele, estatísticas mostram que grande parte dos jovens brasileiros vivem na casa dos pais, não casam, não trabalham e não fazem nada. O parlamentar acredita que o programa é fundamental, pois abre portas à milhares de adolescentes que vêm da pobreza.

— Que a gente decida logo como será o futuro do ensino médio brasileiro, se esse novo ensino médio, que é de 2016, 2017, se precisa de ajuste, que eu acho que precisa mesmo. Mas há uma necessidade desse chamamento, dessa incorporação dessa juventude nos cursos profissionais. Considero muito importante que a classe política do nosso país, tomemos uma atitude definitiva em defesa da educação — ressaltou.

Para o senador, o país precisa de um grande articulador nacional que coloque o tema como prioridade. Confúcio Moura ressaltou que a educação é o fundamento da prosperidade e do crescimento econômico. Segundo ele, todos os países que se desenvolveram, avançaram nas áreas de tecnologia e produção industrial, riquezas, exportação e comércio, investiram na educação.

Confúcio Moura ainda acredita que é preciso federalizar a educação em municípios pequenos, onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é ruim e não existem professores.

— Começa com 50, com 100, com 200 e vai aumentando devagarzinho. Daí a pouco, a coisa vai vindo de baixo para cima e temos a melhoria da qualidade da educação — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)