CMA discute trabalhos do Fórum da Geração Ecológica sobre o tema energia

Da Agência Senado | 27/03/2023, 19h00

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza nesta quinta-feira (30), às 9h, audiência pública interativa para debater os trabalhos do Fórum da Geração Ecológica sobre o tema Energia, além das proposições apresentadas pelo colegiado como resultado da iniciativa.

O Fórum da Geração Ecológica foi desenvolvido ao longo de 12 meses pela CMA, sob a liderança do senador Jaques Wagner (PT-BA), então presidente do colegiado.

A iniciativa contou com a participação de 42 representantes da sociedade civil brasileira, distribuídos em cinco grupos de trabalho: Bioeconomia; Cidades Sustentáveis; Economia Circular e Indústria; Energia; e Proteção, Restauração e Uso da Terra.

“O tema 'energia' é de suma importância para o futuro ambiental da humanidade. No caso brasileiro, o setor energético é extremamente complexo e desenvolvido, necessitando de aprimoramentos constantes, que possam colocar o país no mesmo patamar que os países desenvolvidos. O Brasil continua sendo uma referência mundial na geração de energia devido a sua matriz altamente renovável, a produção em escala de biocombustíveis e seu potencial para o hidrogênio verde e a eólica offshore”, ressalta a senadora Leila Barros (PDT-DF) no requerimento da audiência pública.

Leila destaca ainda que o grupo de Energia buscou identificar áreas prioritárias para investimentos e coordenação regulatória para fomentar a transição energética.

Convidados

Por meio de videoconferências, já confirmadas, o debate contará com a participação de alguns representantes do grupo de Energia, entre eles a oficial de Desenvolvimento no Rocky Mountain Institute e consultora especializada da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Eduarda Zoghbi; a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoun; a consultora executiva da Mercados-Aries Internacional, Michelle Hallack; e o professor titular e coordenador do Laboratório de Genoma e Bioenergia da Unicamp, Gonçalo Pereira.

A comissão ainda aguarda a participação do diretor executivo da Centro Brasil no Clima (CBC), Guilherme Syrkis, e do gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo.

A audiência pública será realizada na sala 15 da ala Alexandre Costa.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)