Seif defende a criação de CPMI para investigar atos antidemocráticos

Da Agência Senado | 21/03/2023, 21h20

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (21), o senador Jorge Seif (PL-SC) cobrou a instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar as responsabilidades dos atos de 8 de janeiro, data em que os palácios dos três Poderes foram atacados.

— Nós queremos saber o que afinal aconteceu no dia 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios. Será que tinham pessoas ali infiltradas? Será que foi uma armação? Será que realmente existia, ali — não temos certeza — realmente terroristas ou foram vândalos, depredadores? Nós não sabemos e queremos que a verdade floresça — afirmou.

Segundo o senador, o Executivo é contra a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar os atos. Ele denunciou o "grande esforço do governo", que estaria "oferecendo cargos, estatais, bancos públicos, além de comprar e ameaçar parlamentares que assinaram a CPMI proposta pela Câmara dos Deputados".

— Se assinassem essa iniciativa, seriam punidos, não recebendo aquilo que é direito do povo, direito de cada cidadão deste Brasil, que é receber, através das emendas destinadas aos estados dos deputados e senadores para que se construa uma sociedade brasileira melhor — lamentou.

Ele também registrou que já existem no Senado 35 assinaturas e, aproximadamente, 180 a 190 entre os deputados. “Essa CPMI, está em andamento, só aguardando a sessão do Congresso Nacional”, informou.

Seif também fez apelo aos CACs, grupo formado por caçadores, atiradores e colecionadores, para fazer o recadastramento de armas de fogo na Polícia Federal conforme a nova orientação do Executivo. O senador ressaltou a importância de submeter as leis do país, mesmo que contrariados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)