Eduardo Gomes defende inclusão social para pessoas com síndrome de Down

Da Agência Senado | 21/03/2023, 21h21

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) registrou em Plenário, nesta terça-feira (21), sua participação no evento de celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou os significativos avanços das políticas públicas, além do reconhecimento da população brasileira sobre a realidade da síndrome de Down no país.

— O Dia Mundial da Síndrome de Down não celebra apenas a vida das pessoas que dela sofrem, mas destaca também seus direitos e a necessidade de as incluir na sociedade, para que tenham a possibilidade de ser e de fazer tudo o que quiserem, como qualquer outro ser humano — declarou.

O senador ressaltou, ainda, que muito de sua atuação política é dedicada a dar atenção especial à garantia dos direitos e às necessidades dessas pessoas com essa síndrome e aos de outras doenças raras. Destacou, também, que, ao contrário do que muitos imaginam, a síndrome de Down não é uma doença, mas “uma condição genética diferenciada, caracterizada pela existência de um cromossomo extra no par 21”.

— Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações da alteração genética. Como têm necessidades especiais de saúde, de aprendizagem especial, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)