Soraya Thronicke presta homenagem a Major Olímpio

Da Agência Senado | 16/03/2023, 12h44

Em pronunciamento nesta quinta-feira (16), a senadora Soraya Thronicke (União-MS) homenageou ex-senador Major Olímpio, que morreu vítima da covid-19 há dois anos. Ela destacou a vida e a carreira política do senador e enalteceu sua expressiva eleição para o Senado em um momento que a sociedade buscava renovação política no Legislativo e Executivo.

— Nos 15 anos que Major Olímpio dedicou à vida política, foi deputado estadual, deputado Federal e senador pelo estado de São Paulo. Elegeu-se em 2018 para esta Casa com mais de 9 milhões de votos, a maior votação em termos absolutos do país. Ascendia em sua trajetória. Nunca saberemos até onde poderia ter chegado e ficamos mais pobres com a sua ausência — lamentou.

Para Soraya, o parlamentar foi um “grande combatente, de voz altiva”, que foi silenciado durante a pandemia do coronavírus. Ela lembrou que pouco antes de sua morte Major Olímpio interpelava no Senado o então ministro da Saúde quanto ao que classificou de irresponsabilidade e negacionismo do então governo no enfrentamento à pandemia, que tantas vítimas já tinha feito.

— Os senadores Arolde de Oliveira e José Maranhão, foram lembrados naquela data pelo Major Olímpio em seu pronunciamento. Ele próprio não foi vacinado a tempo. Tivesse tido acesso às vacinas, provavelmente hoje estaria entre nós — disse Soraya Thronicke.

Para a senadora, Major Olimpio deixa um legado.

— O governo e a parte da sociedade compromissada com valores civilizatórios terão de se esforçar muito para que o Brasil volte a ser o país exemplo para o mundo quando se trata de vacinação. Em relação à covid-19, é preciso divulgar que sem vacinação a pandemia não acaba. Informar que a vacina significa proteção coletiva, protege quem a toma e os que estão à sua volta. É preciso reafirmar que a vacina contra a covid-19 é segura, testada e aprovada pela vigilância sanitária e que as doses de reforço impedem a perda de memória imunológica contra o vírus, sem esquecer que as vacinas bivalentes já sendo aplicadas protegem contra o vírus original, a variante ômicron e suas subvariantes — disse a senadora, que teve o discurso apoiado por vários parlamentares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)