Jayme Campos destaca projeto sobre fundos ambientais climáticos e bioeconomia

Da Agência Senado | 16/03/2023, 11h46

O senador Jayme Campos (União-MT) destacou em pronunciamento nesta quinta-feira (16) proposta de sua autoria que prioriza a destinação dos recursos de fundos ambientais climáticos para projetos e iniciativas da bioeconomia (PL 1.162/2023). O parlamentar ressaltou que é importante assegurar que os fundos ambientais, como o Fundo Amazônia, priorizem projetos e inciativas de bioeconomia na Amazônia Legal e no bioma Pantanal.

O senador afirmou que a bioeconomia tem elevado potencial para alavancar negócios, contribuir para a preservação e proteção da floresta e de sua biodiversidade, além de fomentar atividades econômicas de desenvolvimento sustentável em todos os estados amazônicos. Segundo ele, são inúmeros os benefícios sociais e ambientais de adoção desse tipo de modelo de integração regional.

Jayme Campos afirmou que os fundos deveriam incentivar uma economia baseada em processos biológicos e no aproveitamento do nosso patrimônio genético. Ele destacou que sua proposta fortalece essas orientações ao priorizar a destinação dos recursos por práticas econômicas baseadas na floresta em pé, conciliando a produção e a conservação ambiental.

— É fundamental oferecer alternativas para que a Amazônia e o Pantanal, que estão sendo tão castigados nos últimos tempos, saiam dessa crise de forma rápida, segura e sustentável. É fundamental promover a inclusão social e a geração de emprego e de renda para os brasileiros e brasileiras que residam nessas localidades, especialmente para os mato-grossenses. E isso só será possível na medida em que nós viabilizarmos e conseguirmos destravar a bioeconomia em curto prazo — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)