Wellington Fagundes destaca cooperação tecnológica entre Brasil e Portugal

Da Agência Senado | 15/03/2023, 11h37

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) registrou, na terça-feira (14), em pronunciamento, a viagem para Portugal que realizou em missão oficial do Brasil. Destacou que o objetivo da viagem à Europa foi visitar universidades de ensino tecnológico profissionalizante.

De acordo com o parlamentar, os resultados desses encontros com instituições portuguesas foram positivos para as relações bilaterais. Informou que foram assinados, na ocasião, acordos de cooperação entre instituições de ensino estrangeiras e do estado de Mato Grosso, com a finalidade de promover intercâmbio entre alunos, professores e técnicos. Em sua opinião, essa troca de conhecimentos poderá resultar na criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica na cidade de Várzea Grande (MT).

— Nessa parceria, o governo do estado, com o governador Mauro Mendes, também está colocando recursos do governo federal, do Orçamento, da emenda que aportei para aquele instituto tecnológico. Com isso, então, teremos agora já como começar a construção desse centro, desse grande centro de pesquisa e ensino lá na cidade de Várzea Grande. Claro, a prefeitura terá também sua participação. E esse centro será voltado, principalmente, para a economia de Mato Grosso, que é o agronegócio, tanto para o pequeno e o médio, como para o grande, para a agricultura familiar, enfim, para todos — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)